VINGADORES – ULTIMATO: Quem vai matar Thanos? Nebula, talvez!

13 de abril de 2019 Diego Domingos
Quem Vai Matar Thanos em Vingadores - Ultimato?

Quem Vai Matar Thanos em Vingadores – Ultimato?

Yeeeeeeeeeah, Cinemaster. Vingadores – Ultimato está a pouquíssimos dias da estreia, mas assim como as mortes de Loki e do Visão eram mais do que esperadas e necessárias em Vingadores – Guerra Infinita, a de Thanos está nesse mesmo caminho. Até porque Cinemaster quantas justificativas são necessárias para mencionar o porque que Thanos precisa morrer?! Ele tem que morrer! Essa é a única saída para que o mundo possa ficar livre do Titã.

E o interessante Cinemaster é que os Vingadores precisam ter consciência disso. Afinal, como trazer todos de volta sem matar Thanos?! Enquanto Vingadores – Guerra Infinita foi um filme de caçada, ou seja, Thanos tinha como objetivo principal reunir todas as Joias do Infinito para matar metade de tudo o que é vivo no universo, Vingadores – Ultimato é um filme de sobrevivência. Os heróis terão que lutar para se manterem vivos e também para trazer todos de volta, mas se eles não matarem Thanos, Thanos vai matar todos eles.

O fato do mega vilão Cinemaster ter inclusive uma nova arma corrobora com a ideia de que Thanos precisa ser mais preciso, mais incisivo a respeito do que fazer com os Vingadores, que no caso é matá-los. Fora que, se o estalar de dedos realmente tivesse matado todo mundo, não haveria necessidade de Thanos ter uma nova arma, já que a Manopla do Infinito poderia acabar com os heróis de uma vez por todas.

Dessa forma, o que eu e você vamos discutir neste PostMovie Especial Cinemaster é o seguinte, quem deverá matar Thanos e com qual justificativa. Justificativa essa que não pode ser fraca ou superficial. Partiu para os detalhes.

Nebula ainda não teve sua vingança

De um modo mais específico Cinemaster, Nebula foi a única entre todos os heróis que até então não teve sequer uma chance contra Thanos. A jornada de Nebula para encontrar Thanos vem desde Guardiões da Galáxia e na única vez que ela enfrentou seu pai, não deu em nada. Dessa forma, e também por uma outra justificativa que está no tópico mais abaixo, Nebula é a mais propícia a matar Thanos. E a bem da verdade Cinemaster, precisa ser ela.

O fim de Thanos será pelas mãos de sua família

Por mais que Thanos tenha “matado” os Guardiões da Galáxia, o Doutor Estranho, o Pantera Negra, o Homem-Aranha – que funciona como uma metáfora de filho para Tony Stark – nenhum deles teve uma relação pessoa com Thanos. Ou seja, sabe aquele ditado Cinemaster “não se mete que você não é da família”?! Pois bem, essa premissa se aplica a Vingadores – Ultimato.

Por mais que os Vingadores sejam fundamentais para a queda de Thanos, quem dará o golpe de misericórdia deverá ser Nebula. Cinemaster, pense bem: Nebula é uma assassina-nata, ou seja, ela foi criada para matar. Então, se não vier a ser ela que matará Thanos, a personagem em si terá sua jornada incompleta para todo o sempre. O ato de matar não é algo inerente ao Capitão América, ao Thor… aos Vingadores originais e a outros personagens, mas para Nebula sim. Ela foi criada para matar, e na melhor das metáforas de criatura e criador, Nebula precisa matar o seu criador.

Nebula e Gamora juntas

Essa é outra parte da mesma teoria que venho trabalhado há mais alguns dias, Cinemaster. Vejamos da seguinte forma: Gamora está morta, correto?! Certo! Vingadores – Ultimato vai fazer de tudo, absolutamente de tudo para que eu e você não só tenhamos certeza, mas que também acreditemos que Gamora não apenas está realmente morta, como também não há chances dela voltar. No entanto, um dos novos comerciais de Ultimato já confirmou que os Vingadores vão se separar em jornadas, assim como aconteceu em Guerra Infinita.

Isso é importante do ponto de vista narrativo também para que mais histórias sejam geradas e que tudo culmine para levar todos os personagens a um mesmo lugar. Então, é bem provável que alguns dos heróis fiquem encarregados de trazer Gamora de volta.

E no clímax do filme, Nebula e Gamora enfrentarão Thanos. Na cabeça dos roteiristas eles podem estar pensando da seguinte forma: “Deixar Nebula para derrotar Thanos sozinha pode parecer egoismo por parte dos demais Vingadores.” De fato, Cinemaster. Mas quando você acrescenta uma segunda pessoa da “família” de Thanos, você fortifica a narrativa, ou seja, você fortifica a ideia que aquela ação precisa realmente ser finalizada por aquelas pessoas, no caso Nebula e Gamora.

Por que Thanos não pode morrer pelas mãos de outro Vingador?

Porque quanto mais sentimental é a história Cinemaster, mas impactante ela é. Se o Homem-Aranha tivesse morrido ao lado do Capitão América, a morte do Cabeça de Teia teria tido o mesmo impacto do que ele ter morto na frente, cara a cara, com Tony Stark?! Não! Se a morte de T’Challa não tivesse acontecido no cara a cara com Okoye eu e você teríamos ficado impactado?! Dificilmente! “Tá, mas isso quer dizer que os Vingadores vão só ficar olhando?! Não, Cinemaster. A ideia é justamente a de que outro vilão possa entrar em cena, a título de manter Thanos, Nebula e Gamora lutando entre si, e os demais heróis ocupados com esse novo antagonista.

Dessa forma, o impacto da morte de Thanos será ainda maior, afinal, ele não será morto pelo Capitão América e pelo Tony Stark pelo fato de ele ter dizimado metade do universo, Thanos foi morto pelas mãos das suas duas filhas que ele tanto fez sofrer, uma que foi morta e a outra que teve suas partes substituídas.

E onde fica Thor nessa história, afinal, Thanos matou Loki. Meu palpite Cinemaster é que haja até mesmo um diálogo do Deus do Trovão afirmando que aquela não é uma luta dele. Tudo bem, Thanos matou Loki, mas de forma alguma isso é superior – ou daria total direito – do herói matar Thanos ao invés das próprias filhas do vilão em Vingadores – Ultimato.

VINGADORES – ULTIMATO: Análise take a take do trailer final

VINGADORES – ULTIMATO: Como se preparar para as 3 horas de duração

Estrelado por Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Don Cheadle, Tom Holland, Chadwick Boseman, Paul Bettany, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Peter Dinklage, Danai Gurira, Letitia Wright, Dave Bautista, Zoe Saldana, Josh Brolin e Chris Pratt, com produção de Kevin Feige e direção de Joe e Anthony Russo, e roteiro escrito por Christopher Markus e Stephen McFeely, Vingadores – Ultimato tem estreia confirmada para 25 de abril de 2019!