ANIMAIS FANTÁSTICOS: O que esperar dos 5 filmes a partir de Harry Potter

2 de novembro de 2018 Raiza Hanna
Animais Fantásticos - Os Cinco Filmes

Animais Fantásticos – Os Cinco Filmes

Hello, Cinemaster!!! Com a estreia de Animais Fantásticos: Os crimes de Grindewald” cada vez mais perto (a estreia mundial acontece dia 15 de Novembro) vai batendo aquela ansiedade e a gente começa a querer criar teorias e explicações sobre o que está por vir. Então, pegando o gancho do último PostMovie Especial que fiz, vou tentar aqui, usando meu sexto sentido potterhead, aprofundar um pouco sobre o universo de Animais Fantásticos e prever o que está por vir, baseado no que eu e você já apreciamos em Harry Potter.

Premissa

Em “Animais Fantásticos e Onde Habitam” fomos apresentados a novos personagens dentro do universo HP. Agora o nosso herói é Newt Scarmander, que acaba criando amizade com duas bruxas norte-americanas: Tina Goldstein e Queenie Goldstein, além de um não-maj, também norte-americano: Jacob Kowalski. No primeiro filme, os quatro formam o grupo principal da nova aventura, assim como Harry, Hermione e Rony.

Newt é um famoso magizoologista. Fomos apresentados a esse nome, Cinemaster, já na “Pedra Filosofal” em Harry Potter, apenas como o autor do livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. No primeiro filme, da nova sequência, o personagem vai aos EUA estudar algumas criaturas mágicas, porém, muitos dedos apontam para que, na verdade, por trás dessa intenção, Newt pousa em terras americanas por causa de uma missão confiada a ele por Dumbledore: a de encontrar Gellert Grindelwald, que já é um terrorista famoso no mundo bruxo.

Então, na verdade, a premissa de toda a história de Animais Fantásticos, como você já sabe, é  a tão famosa história por trás do bruxo mais temível que já existiu, Grindelwald, e como Dumbledore conseguiu combatê-lo. Como já temos noção dessa premissa, pois entramos em contato com ela ainda durante a leitura dos livros de Harry Potter, o que J. K. Rowling fez, foi na verdade, criar novos personagens que se interligassem com a história pesada do duelo entre Dumbledore e Grindelwald. No entanto, podemos perceber que as conexões já existiam dentro da cabeça da autora há muito tempo, já que o livro de Animais Fantásticos e Onde Habitam foi lançado em 2001 e nele já existia o nome “Obscurus”.

 

Animais Fantásticos - Dumbledore

Animais Fantásticos – Grindelwald

Quem é Grindelwald?

Grindewald foi um bruxo brilhante que estudou no Instituto Durmstrang, o mesmo de Vitor Krum. Ele foi expulso do colégio por não respeitar as regras da escola e por estar envolvido com as artes das trevas. Grindewald começa a se interessar pelas Relíquias da Morte e acredita que o Estatuto da Magia deve acabar, e que os bruxos devem dominar os trouxas, ao invés de se esconderem deles.

Com essa ideia em mente, Grindewald rouba a varinha mais poderosa do mundo, a varinha das varinhas, visando conseguir um grande poder para conseguir o que almeja. Ele começa a ficar popular entre vários bruxos que, assim como ele, também não aceitam que os bruxos, mais fortes que os não-bruxos, tenham que se esconder.

Ainda dentro do universo de Harry Potter já ficamos sabendo que o temível bruxo foi derrotado em 1945 por Alvo Dumbledore, que ganhou a Ordem de Merlim, Primeira Classe, pela vitória. Dumbledore, então, passa a ser conhecido como o maior bruxo de todos os tempos e esse feito aparece no seu card do sapo de chocolate.

Porém, o que só descobrimos no final de Harry Potter e as Relíquias da Morte, é que Dumbledore já tinha sido, na adolescência, amigo, e talvez mais, de Grindewald.

 

Animais Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald

Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald

Relacionamento de Dumbledore e Grindewald

Dumbledore conheceu Grindewald ainda adolescente, depois de expulso de Durmstrang, foi morar com sua tia Bathilda Bagshot, autora aliás de “Uma História da Magia”. Os dois vizinhos logo se conhecem e iniciam uma amizade, os dois eram bruxos extremamente brilhantes e interessados. Enquanto Dumbledore se interessava pela Pedra da Ressurreição (pois assim como Harry já tinha os pais falecidos), Grindelwald se interessava em conseguir os 3 elementos das Relíquias da Morte e se tornar o Senhor da Morte. Grindelwald compartilhou com Dumbledore a vontade de quebrar o Estatuto da Magia e os bruxos passaram a fazer planejamentos para conseguir o que queriam.

Dumbledore, na verdade, havia se apaixonado por Grindelwald e por isso, no começo, se deixou levar pelas loucuras do amigo. Esse é um importante ponto que provavelmente será explorado na sequência do spin-off, trazendo pela primeira vez um ar de relação homoafetiva dentro do universo mágico de HP.

Depois de se afastarem, principalmente por causa da morte de Ariana Dumbledore, irmã mais nova de Alvo, causada durante a primeira batalha, ainda jovens, entre os dois, eles seguem caminhos completamente diferentes: enquanto Grindewald segue na busca da realização de seu plano, Dumbledore vira professor em Hogwarts. Até que se reencontram na batalha final de 1945.

Prevendo

Previsão por filme antes de assistir

Baseando-se em toda a premissa histórica do universo do spin-off, a inserção de novos personagens e alguns spoillers já soltos por J. K. Rowling, criei algumas teorias e previsões Cinemaster a respeito do que pode vir a acontecer nos próximos filmes antes de assisti-los.

Como você, Cinemaster, já sabe, a sequência contará com 5 filmes no total. Perguntada pelo número de filmes que o spin-off teria, J. K. Rowling usou de sua conta no twitter para responder, de maneira muito criativa, à pergunta dos potterhead. Em tal ocasião, em 2016, Rowling respondeu ao questionamento com 5 números cinco, cada um sendo escrito em uma língua diferente: “5. Five. Cinq. Fünf. Cinco. Cinque”.

Juntando essa afirmação ao fato de que cada filme da sequência se passará em um país diferente, a minha teoria é a de que cada “5” de sua resposta remete ao lugar onde será ambientado o filme. O primeiro, que já assistimos se passou nos Estados Unidos, fazendo ligação com a palavra em inglês “five”.

Vamos por cada filme, Cinemaster!

2- Cinq (Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald – 2018)

Do filme que estreia ainda esse mês, nós já possuímos várias informações. Sabemos que Newt reencontra Jacob Kowalski, assim como as duas bruxas que formaram um quarteto no primeiro filme. Sabemos, também, que aparecerá Dumbledore (interpretado por Jude Law) mais jovem, como professor de Transfiguração em Hogwarts, e provavelmente, esse segundo filme explorará a relação dele com Newt, enviado pelo professor para encontrar Grindelwald. O filme vai apresentar flashbacks dos dois quando adolescentes, mas não haverá cenas do reencontro dos dois, ou deles cara a cara, já que o próprio Jude Law confirmou que não gravou uma só cena com Johnny Depp. Mas, claramente, os flashbacks vão ajudar e muito a dar um norte ainda mais profundo sobre a relação dos dois. 

Outro ponto importante é que o filme se passará na França, como já havia dito no post anterior. Por isso algumas personagens bruxas francesas aparecerão, como Nicolas Flamel. Animais Fantásticos – Os Crimes de Grindelwald também mostrará mais da relação de Grindewald com seus seguidores e os crimes que já estavam sendo cometidos por eles, assim como contará com cenas do uso da varinha das varinhas na mão de Grindewald.

Os animais mágicos não perderão o holofote, já que dão nome a sequência e são a paixão de Newt. Novas criaturas serão apresentadas, como já pudemos ver nos trailers. Eles serão sempre importantes para o desenrolar de cada filme.

3 – Fünf (Animais Fantásticos 3 – 2020)

O terceiro filme da sequência deve explorar a Alemanha e a ascensão do poder de Grindelwald no mundo. É na Alemanha que Grindelwald cria uma prisão para encarcerar todos os seus opositores, chamada Numengard. O filme deve explorar a construção dessa fortaleza e os horrores que serão cometidos lá.

O filme deve trazer cenas de flashback e explorar mais a relação da antiga amizade entre Dumbledore e Grindelwald. Também devem aparecer personagens já citadas do universo Harry Potter na Alemanha, como o fabricante de varinhas Gregorović, detentor da varinha das varinhas. Animais Fantásticos 3 deve mostrar como Grindelwald conseguiu roubar a varinha do bruxo alemão.

Seguindo a ideia de Harry Potter, de certo, os filmes ficarão cada vez mais obscuros e amedrontadores, dando o clímax perfeito para a batalha final, que deverá acontecer só no último filme.

A sequência lançará cada filme de dois em dois anos, por isso sua estreia deve acontecer em 2020.

4 – Cinco (Animais Fantásticos 4 – 2022)

Provavelmente um dos filmes mais empolgantes da sequência, Cinemaster! Pelo menos para nós potterheads brasileiros. Como você já deve ter identificado, J.K. Rowling escreveu este 5 em uma língua latina. É claro que o número pode fazer referência a Portugal ou algum outro país de língua espanhola, mas, meu faro potterhead aponta, com bastante esperança, de que a continuação será ambientada no BRASIL.

Isso se deve ao fato de que o Brasil é mencionado várias vezes no Universo Harry Potter e por isso, já temos diversas informações sobre o universo mágico brasileiro.

O filme, acontecido no Brasil, deverá explorar o Castelobruxo, escola de magia brasileira encontrada na Amazônia e escondida através de feitiço para olhos humanos. A escola é citada em Harry Potter, quando Rony conta que Gui quase foi ao Brasil para um intercâmbio e que ficaria hospedado no Castelobruxo.

O Castelobruxo é protegido por CAIPORAS. Isso mesmo, Cinemaster! Então, com certeza a fauna, flora e folclore brasileiros devem ser explorados neste quarto filme. Pensando no fato de que a escola brasileira é especialista em Herbologia e Magizoologia e está inserida numa biodiversidade rica como a Amazônia, você ainda tem alguma dúvida de que é o melhor lugar para Newt estar?

Apesar de não entender ainda como o Brasil pode estar envolvido com a história maléfica de Grindelwald, estou bem segura de que algo acontecerá em terras tupiniquins.

A estreia deve acontecer em 2022.

5 – Cinque (Animais Fantásticos 5 – 2022)

O quinto e último filme de Animais Fantásticos, provavelmente, se passará na Itália, seguindo a lógica das línguas anunciadas por J. K. Rowling.

Poucas coisas a respeito do universo mágico italiano são conhecidos, também não possuímos a informação de onde foi o duelo final de Dumbledore e Grindelwald, mas aposto fichas altas de que ele se passará em terras italianas.

Animais Fantásticos 5 com certeza será muito sombrio, seguindo o estilo de Harry Potter e as Relíquias da Morte, e contará com a exibição do mais famoso duelo bruxo de todos os tempos, o qual já saberemos o resultado, diferente da luta entre Harry e Valdemort, porém, descobriremos como e quais magias e feitiçarias foram usadas nele.

O filme se passará no ano de 1945, ano da batalha final e derrota de Grindelwald, mesmo ano em que houve o final da Segunda Guerra Mundial, nos mostrando que a história de Grindewald criada por Rowling faz um paralelo com Hitler e o Nazismo, pois se passa entre 1926 a 1945.

Nós veremos a derrota e a prisão de Grindelwald e seu envio para a prisão que ele mesmo construiu na Alemanha, Numengard.

A estreia deve acontecer em 2024.

Provavelmente teremos ao longo dos cinco filmes os desenvolvimentos amorosos entre Newt e Tina, e Kowalski e Queenie. Alguns personagens devem se perder (com mortes) pelo caminho.

É isso! São essas as minhas teorias a respeito de toda a franquia Animais Fantásticos, e você, o que acha delas, Cinemaster? Tem as suas próprias teorias? Me conta mais! 😀