CINEMA: Atores e Atrizes mais premiados da sétima arte

3 de janeiro de 2019 Raiza Hanna
Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

A alma de um filme depende também do seu elenco, os atores dão vida a personagens que enchem nossas cabeças de sonho. São eles que conseguem nos deixar encantados Cinemaster, que conseguem nos fazer rir e chorar vendo a vida de outro alguém em projeção da nossa. O trabalho do ator é um trabalho árduo e difícil. Não deve ser nada fácil saber lidar com emoções, demonstrá-las e recriá-las, né Cinemaster?!

Alguns desses atores são tão importantes na história do cinema e tão característicos que fica impossível imaginar tais filmes ou personagens sem eles, concorda?! Alguns desses trabalhos são tão impactantes que todos os olhos ficam centrados ali, por isso são tão premiados ao redor do mundo. Quando esse trabalho é associado a um só ator, e esse ator consegue repetir isso várias vezes em diversos papéis, é aí que estamos diante de um gênio da atuação.

Então, deixa eu te nomear alguns desses gênios: os atores mais premiados da sétima arte!

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Katharine Hepburn

Hepburn é a maior recordista quando o assunto é Oscar, mas também recebeu vários outros prêmios em cerimônias importantíssimas nas categorias de atuação.

A atriz teve uma carreira de sucesso no cinema, e ainda hoje é vista como um dos maiores nomes quando o assunto é a sétima arte. Sua carreira durou 60 anos, e começou ainda na Broadway, onde atuou em peças teatrais de dramas e comédias por 4 anos, logo chamando atenção de Hollywood, de onde nunca mais saiu.

Katharine recebeu, ao longo de sua carreira, 12 indicações ao Oscar, ganhando 4 delas, marco que até hoje não foi superado! Levou as estatuetas pelos filmes: Manhã de Glória (1933), Adivinha quem vem para jantar (1967), O leão do inverno (1968) e Num lago dourado (1981). Ganhou também 3 BAFTAs; 1 prêmio como atriz em Cannes; 1 no Emmy Awards e 1 no Festival de Veneza. Foi indicada 8 vezes ao Globo de Ouro, mas não conseguiu vencer nenhuma vez.

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Daniel Day-Lewis

Um dos atores mais seletivos do cinema, Daniel também é um premiado ator da indústria. Inglês, começou sua carreira no teatro de Londres e estudou por três anos na Bristol Old Vic Theatre School. No cinema, seu primeiro papel aclamado pela crítica foi em Minha adorável lavandeira (1985), mas foi em A insustentável leveza do ser (1988) Cinemaster que recebeu seu primeiro papel principal.

Daniel seleciona os trabalhos que deseja fazer, dando espaços de tempo entre eles. Ele só apareceu em 5 produções desde 1998, sendo indicado a diversos prêmios. Indicado 6 vezes ao Oscar, ganhou 3 vezes pelos filmes Meu pé Esquerdo (1990), Sangue Negro (2007) e Lincoln (2012). Recebeu também 8 indicações ao Globo de Ouro, ganhando duas vezes. Indicado 7 vezes ao BAFTA, ganhou 4; e venceu todas as vezes que foi indicado no SAG: 3 vezes.

Em 2012, a revista Time declarou o ator como “World’s Greatest Actor”, e em 2014 ele foi condecorado cavaleiro pelo príncipe William por sua contribuição ao teatro.

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Ingrid Bergman

A atriz sueca foi um fenômeno no cinema mundial. Nascida em Estocolmo em 1915, a atriz foi logo levada ao cinema, depois de estudar teatro por alguns anos. Na Suíça chegou a gravar 9 filmes dentro de dois anos, e logo chamou a atenção de Hollywood. A partir de 1939, Ingrid atuou em muitas produções americanas, conquistando o público em qualquer que fosse seu papel.

A atriz recebeu, ao longo da carreira, 7 indicações ao Oscar, ganhando 3 vezes pelos filmes À meia luz (1944), Anastasia(1956) e Assassinato no Expresso Oriente (1974). Ganhou também 1 BAFTA; 4 Globos de Ouro, sendo indicada 8 vezes ao prêmio; 1 Prêmio César e 2 Emmy Awards.

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Meryl Streep

Um dos nomes de maior peso da atual geração do cinema, Maryl Streep carrega muitos prêmios e milhares de indicações, sendo recordista em algumas premiações.

A atriz de Nova Jersey, tem família de origem alemã e estudou teatro como graduação e ainda fez mestrado em Artes Dramáticas. Dividiu durante toda a vida trabalhos em produções teatrais e cinematográficas, e ganhou notoriedade por sua incrível atuação, sempre versátil, e com grande facilidade de adaptação em diferentes papéis, podendo recriar sotaques.

Meryl Streep é reconhecida como a melhor atriz de sua geração e a melhor atriz viva e não é para menos: a Streep bateu o recorde de nomeações na cerimônia do Oscar, sendo indicada 21 vezes!!! Dessas indicações Cinemaster, a atriz recebeu 3 estatuetas, pelos filmes Kramer vs Kramer (1979), A escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011). Recebeu também 29 indicações ao Globo de Ouro, sendo a maior vencedora desta premiação, ganhou 9 vezes. Na sua lista de prêmios também possui: 2 BAFTAs (de 14 indicações); 2 Emmys; 1 Melhor Atriz no Festival de Cannes e 2 de Melhor Atriz no Festival de Berlim, incluindo o Urso de Ouro pela Carreira, prêmio honorário da cerimônia.

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Atores e Atrizes Mais Premiados no Cinema

Jack Nicholson

Artista completo e a cara de vários vilões que habitam nosso imaginário, Jack Nicholson, além de ator, é cineasta, produtor de cinema e roteirista. Começou a sua carreira já somando múltiplas funções no cinema, produzindo e roteirizando filmes no começo da década de 60. Foi no final da década que sua atuação chamou atenção da crítica especializada, levando-o a sua primeira indicação ao Oscar pelo filme “Sem destino” (1969). Foi a primeira de 12 indicações no total da sua carreira, sendo o ator do sexo masculino mais indicado da história da premiação.

Nicholson já recebeu 3 Oscars de Melhor Ator (sendo 2 como Melhor Ator Principal e 1 como Melhor Ator Coadjuvante), pelos filmes Um Estranho no Ninho (1975), Melhor é Impossível (1997) e Laços de Ternura (1983). Também ganhou 7 Globos de Ouro, 1 SAG e 1 Festival de Cannes.

E aí Cinemater, ficou fascinado com tamanha capacidade de atuação desses monstros do cinema?! Eu também! Já tô levantando da cadeira e querendo ver e rever essas atuações tão premiadas. Vamos nessa!