DISNEY PLUS: Preço, quando chegará ao Brasil, filmes, séries, interface e todos os detalhes

11 de abril de 2019 Diego Domingos
Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Streaming da Disney – Explicado e Detalhado

Sim, sim, Cinemaaaaaaaaster!!! Como um cara fascinado pelo modelo de negócio da Netflix e dos projetos Netflix, a Walt Disney apresentou o seu serviço de streaming e Cinemaster, em uma frase prática, rápida e dinâmica: tem tudo para funcionar. O Disney+ ou Disney Plus, como os executivos do estúdio chamaram ao longo da apresentação transmitida pelo site do estúdio, é viável em termos financeiros, é robusto em termos de conteúdo, tem uma escala global – e isso é ótimo porque já mostrou para a concorrência que estrear nos Estados Unidos é apenas um teste para o mundo lá fora – um preço acessível e, principalmente, tem marcas valiosas.

Um dos estudos mostrados pelos executivos afirmava que a Disney e suas companhias, ou seja: Pixar, Marvel Studios, Lucasfilm e a própria Walt Disney em si têm nada menos que 1 bilhão de fãs. Mas não são fãs que curtem as redes sociais, são fãs ativos, ou seja, são pessoas mundialmente ativas que compram produtos Disney anualmente. É muita gente, Cinemaster. E esse dado não apenas mostra o poder da Walt Disney como marca, como brand, mas mais ainda, funciona como base para fomentar os argumentos do que é o streaming do estúdio.

Mas antes e eu e você entrarmos nos detalhes, inclusive, nos projetos de filmes e séries confirmados e anunciados, o que a Walt Disney quis dizer com as quatro horas de apresentação foi o seguinte: que a qualidade do que é produzido e levado aos cinemas vai ser mantida para os projetos do Disney Plus. E era mais do que fundamental o estúdio deixar isso claro porque a Disney nasceu e se desenvolveu dentro da sétima arte. Entrar na TV era um plus, ou seja, nunca se tornou uma prioridade. Mas quando o streaming chegou, a Disney viu o seguinte, que o importante não era apenas se fazer presente, mas sim Cinemaster dar uma continuidade do que já é levado aos cinemas.

E o que isso significa?! Que o objetivo central da Disney é fazer com que cinema e streaming sejam aliados, sejam parceiros. Esse é um grande diferençal com relação a Netflix. Mas não porque a Netflix quer ficar mais próxima do cinema, mas justamente porque a Netflix não tem essa linha retilínea do que é lançado no cinema até chegar ao streaming como algo próprio, como algo produzido por ela. Os filmes que estreiam na Netflix foram lançados nos cinemas por outros estúdios. E isso do ponto de vista de impacto de marca é limitador, como está sendo agora. A Netflix começou como TV e quer se tornar aliada do cinema, mas está sofrendo interferência do meio.

Bem ao contrário do que a Walt Disney vai fazer! Durante toda a apresentação, os executivos, inclusive Kevin Feige, sempre citaram que cinema e streaming (eles não usaram o termo TV, apenas na parte da Disney Channel) vão estar lado a lado, e eles vão fazer com que isso se torne lado a lado. Afinal, a Pixar, a Marvel Studios e a Lucasfilm terão séries em que cada episódio vai se concentrar nos bastidores do filme que acabou de chegar aos cinemas. Tá vendo a linha retilínea, Cinemaster?! Sensacional!

O que eu e você vamos conferir mais abaixo é todo o descritivo do que aconteceu na apresentação. Os prints foram todos feitos por esse que vos conversa e todos os detalhes também foram anotados para que eu e você possamos discutir sobre o streaming da Disney Cinemaster não apenas do ponto de vista criativo: filmes e séries, mas do ponto de vista de viabilidade de negócio também.

Vai ser incrível!

Disney Plus – Sem Anúncios

A primeira grande novidade apresentada sobre o Disney Plus ou Disney+ Cinemaster foi a de que o streaming não terá anúncios. Estratégia essa que não é adotada por exemplo com o Hulu, serviço que a Disney tem 60%, mas que prefere mantê-lo como uma TV mais dinâmica vou dizer assim. No Hulu Cinemaster é possível adquirir pacotes mais baratos, mas com anúncios.

Já o fato de não ter anúncios coloca a Disney Plus frente a frente com a Netflix, ou seja, nada de anúncios porque o que será arrecadado com as assinaturas vai fomentar para que mais conteúdos sejam produzidos e para que a manutenção dos sistemas do streaming sejam realizados a partir dessa verba.

Cinema é a base do Disney Plus

Cinemaster, essa imagem abaixo foi a imagem que abriu o painel da Disney Plus na reunião para investidores. E o que o estúdio quis dizer com isso?! “Nós nascemos focados para o cinema, e nós vamos continuar focados no cinema. Mas após três anos de estudos, pesquisas e constatações, chegamos a conclusão de que criar um streaming com as nossas marcas, com os nossos produtos globais é a melhor saída para entrar o conteúdo ainda mais diretamente para o cliente, sem que haja um intermediário. E que quando haja um intermediário, que esse ponto de conexão seja o cinema, que é altamente rentável. A Disney é o único estúdio na história do cinema a chegar a US$ 7 bilhões em bilheteria mundial em um único ano. E o estúdio conseguiu isso por dois anos consecutivos.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Todo Conteúdo Será Para Download

A Disney sabe Cinemaster que internet é algo que varia muito em termos de qualidade, principalmente, em países emergentes, como o Brasil e a Índia – que conforme revelado na apresentação é o país que mais cresce em interatividade na web, ou seja, tem mais indianos conectando-se a internet e utilizando-a para assistir vídeos, para conversas nas redes sociais. Ou seja, é o país que mais cresce para a Disney em termos de um mercado a ser adentrado no serviço de streaming. Com isso, fazer com que os conteúdos estejam aptos para download ajuda a manter a marca ainda mais ao lado do cliente e não apenas quando ele está conectado à internet.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Interface do Disney Plus

Durante a apresentação, a Disney apresentou a versão protótipo do serviço de streaming. E Cinemaster, facílimo em termos de navegabilidade. Tudo é muito prático e tudo é muito direto. Partiu para as imagens que vou te explicar em detalhes como que ele funciona:

  • Onde você está vendo o banner de Frozen, ali ficarão todos os filmes e séries em destaque. Com o mouse ou com o dedo vai ser possível passar para esquerda e para a direita, caso queira conferir quais os outros destaques.
  • Logo mais abaixo a Disney colocou cinco botões que vão te levar Cinemaster diretamente para a marca que você quiser. Ou seja, se o objetivo é chegar na Marvel Studios, de imediato você estará lá.
  • E ainda mais abaixo vêm outras especificações, como: recomendados para você, favoritos, títulos semelhantes.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • A interface da parte dedicada à Star Wars.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • A interface dedicada aos filmes da Walt Disney Studios. Essa inclusive Cinemaster é a primeira imagem oficial do remake em live-action do clássico A Dama e o Vagabundo.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Steve Jobs já dia Cinemaster, é necessário ter atenção aos detalhes porque o seu público percebe todos os detalhes. Note que cada botão terá uma animação específica: o da Disney é o castelo e os fogos, o da Pixar serão as nuvens de Toy Story, o da Marvel será o logo com os quadrinhos sendo folheados, o de Star Wars são as estrelas e o NatGeo são paisagens incríveis. Então, à medida que se vai clicando, as animações vão aparecendo.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Da Pixar Animation.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Esse curta Cinemaster que será lançado assim que o streaming também vier a ser lançado. Forky, de Toy Story 4, em cada episódios vai investigar uma pergunta especifica. Pete Docter, head da Pixar, disse que Forky vai se questionar sobre o que é o amor ou sobre o que é queijo! Isso mesmo Cinemaster, a ideia é que a psicologia do personagem possa ser aprofundada na série.
  • E  segundo curta em animação da Pixar será uma com Betty, que vai explicar o que a pastora de ovelhas fez durante Toy Story 3 e Toy Story 4. Olha aí que interessante Cinemaster, uma parte da história que pode não ser tão interessante para o filme, porque ele precisa andar em direção ao futuro, poderá ser explorada em outra mídia. Mas de forma que tudo esteja conectado.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • A interface da Marvel ficou a mais sensacional, Cinemaster… não sei porque (hahahaha).
  • Note no canto direito da imagem, logo abaixo de Thor, a série: Falcon and Winter Soldier. Ou seja, o que era rumor está mais do que confirmado, a série limitada – conforme dito por Kevin Feige, trará Sebastian Stan, o Soldado Invernal, e Anthony Mackie, o Falcão, de volta para o projeto.
  • Outra série confirmada pela Marvel Studios foi WandaVison, que trará Elizabeth Olsen e Paul Bettany. Sensacional, Cinemaster. Vai ser espetacular conferir dois dos meus personagens favoritos no streaming.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Continuando sobre a interface Cinemaster, ao clicar em um filme o topo da página terá cenas do projeto em questão.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • E ao clicar no clipe você será levado para a página ainda mais direta do filme, tanto para assistir, quanto para conferir detalhes.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • O logo da série do Falcão com o Soldado Invernal ainda mais de perto.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • A interface da parte de Star Wars.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Na home Cinemaster você poderá acessar o Disney Plus por outras sessões, como: filmes, séries, filmes originais, séries originais, e por aí vai.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Como tinha falado, essa parte abaixo totalmente dedicada aos projetos originais do Disney Plus.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • O executivo da Disney Cinemaster, que não me recordo do nome dele agora, confirmou que serão milhares de personagens disponíveis para que as pessoas possam colocar como avatar.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • A versão tablet da parte de downloads.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • E a versão mobile do Disney Plus.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Conectividade do Disney Plus

A conectividade do Disney Plus Cinemaster vai mais além do que TV, tablet e mobile. A conectividade do streaming da Disney será também entre consoles e outras plataformas globais de interatividade.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Quando o Disney Plus vai estrear no Brasil?

Antes mesmo de confirmar a data que o Disney Plus iria estrear nos Estados Unidos, a Walt Disney liberou um infográfico Cinemaster com as expansões do streaming ao longo dos quatro trimestres dos anos de 2020 e de 2021. Note que aqui para a América Latina o streaming só vai chegar no primeiro trimestre de 2021, ou seja, praticamente daqui a dois anos.

O que é totalmente de se entender. Principalmente porque como a Disney ainda tem contratos de licenciamento com vários canais ao redor do mundo, ela não tem como manter uma biblioteca mundial. Nesse aspecto, a Disney será semelhante à Netflix.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Animações da Walt Disney no Disney Plus

Na apresentação Cinemaster os executivos se utilizaram de duas particularidades, vou dizer assim, em termos de liberação de conteúdo. Isso significa que, haverá conteúdos disponíveis já a partir do primeiro dia de lançamento do Disney Plus, como estes de animação da Walt Disney, enquanto até ao longo de todo o primeiro ano de serviço os demais filmes entrarão, no que é referido a divisão de animações da Walt Disney.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Pixar Animation no Disney Plus

Já o que é referente a Pixar Animation, todos os filmes estarão disponíveis a partir do primeiro dia de lançamento do streaming, inclusive, com Toy Story 4.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Marvel Studios no Disney Plus

Chegou a hora do grande, do único, do espetacular Kevin Feige – presidente da Marvel Studios – apresentar os projetos da Marvel Studios para o streaming da Walt Disney.

Mas antes disso Cinemaster Feige frisou por três vezes que:

  • As séries produzidas terão o selo Marvel Studios;
  • Todas as séries ou terão continuidade a partir dos filmes ou serão criadas originalmente e pensadas dentro da mitologia do MCU.
  • Todas as histórias e personagens serão importantes para a Marvel Studios como um todo, desde o cinema até o streaming.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Feige também confirmou Cinemaster que tanto Capitã Marvel quanto Vingadores – Ultimato estarão no streaming quando ele vier a ser lançado. Isso é ótimo porque reforça o impacto do filme como forma de atração de assinantes para a plataforma.

Ah sim, nem todos os 22 filmes do MCU estarão no streaming quando ele estrear. Isso porque a Netflix ainda tem, contratualmente, o direito de exibidos por mais um ano, ou seja, até o final de 2020. Apesar disso, sete filmes – já contando com Capitã Marvel e Ultimato – estarão no streaming.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

E os projetos anunciados foram os seguintes:

  • WandaVision – O título ficou show de bola, Cinemaster. A série – que não teve seu plot revelado, mas que já teve uma arte conceitual mostrada, mas para quem estava lá, não para quem estava assistindo na web – trará Elizabeth Olsen e Paul Bettany, respectivamente, como Feiticeira Escarlate e Visão. Mais do que ansioso por mais News a respeito.
  • Loki – A série que trará Tom Hiddleston de volta ao MCU também foi oficializada. Kevin Feige falou mega orgulhoso Cinemaster que o Loki de Hiddleston é um dos personagens mais icônicos e queridos de todo o MCU.
  • The Falcon and The Winter Soldier – Anthony Mackie e Sebastian Stan vão retornar como Falcão e Soldado Invernal para a série, que conforme descrita por Kevin, é uma série limitada.
  • What If – A primeira série em animação da Marvel Studios Cinemaster trará como base os quadrinhos de mesmo nome, que para o Brasil veio como “O que aconteceria se…”. Essas HQs trouxeram os personagens da Marvel Comics partindo da ideia de que alguns eventos fundamentais para as histórias não tivessem acontecido. Feige também confirmou que Peggy Carter será tema do primeiro episódio (O que aconteceria se Peggy Carter se tornasse a Capitã América?). E mais, os atores do MCU darão vozes aos seus personagens.
  • Marvel 101 – Esse é o mais específico Cinemaster para quem é fascinado pela forma com que os filmes da Marvel Studios são produzidos. Serão episódios específicos com os bastidores, de diversos segmentos, do filme que acabou de chegar aos cinemas.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Star Wars no Disney Plus

Outro momento mais do que aguardado também Cinemaster, afinal… os filmes originais de Star Wars finalmente seriam lançados no streaming agora que a Disney tem a Fox?! E como esperado, sim!

Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, confirmou que já no primeiro dia de lançamento do Disney Plus todos os seis filmes de George Lucas estarão no streaming.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Além dos novos filmes: O Despertar da Força, Rogue One, Os Último Jedi e Han Solo. Lembrando que o Episódio IX vai entrar, obviamente, assim que ele vier a sair dos cinemas. Kennedy também disse que Star Wars – Episódio IX é realmente o culminar, é o ponto alto do que Lucas havia iniciado há quarenta anos com Uma Nova Esperança.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Em seguida Cinemaster foi a vez das séries Star Wars. Um clipe de The Mandalorian foi apresentado por Jon Favreau, mas apenas para quem estava por lá viu. O logo também chegou a ser apresentado em caráter oficial. E mais, Kathleen confirmou que mais sete séries Star Wars estão em produção, entre live-action e animação.

E mais, na série de Cassian Andor – estrelada por Diego Luna, ele mesmo de Rogue One – K-2SO também estará de volta na voz e atuação de Alan Tudyk.

Um ponto interessante que Jon Favreau falou Cinemaster é que as séries em live-action de Star Wars têm por objetivo de estender o legado da saga, mas que as histórias em si terão como atração o fato delas não terem 100% de conexão com o que já veio antes. Favreau disse que quem não acompanhou os filmes, por exemplo, poderá assistir The Mandalorian tranquilamente. O que é ótimo porque você não nicha público, Cinemaster.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Filmes em live-action no Disney Plus

Em seguida Cinemaster foi a hora de apresentar os filmes em live-action que farão parte do Disney Plus. E como esperado, toda a biblioteca Disney estará lá, incluindo Piratas do Caribe e todas as reimaginações em live-action.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Filmes e Séries Originais do Disney Plus

Mais para o final Cinemaster a Disney trouxe cenas dos filmes e séries que já foram filmados.

  • Noelle, estrelado por Anna Kendrick, inicialmente seria para o cinema, mas a Disney analisou novamente e o levou para o streaming. Anna vive a filha do Papai Noel, onde terá que cuidar da função que era dele, atender aos pedidos de presentes de milhares de crianças.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Timmy Failure Cinemaster vem de Tom McCarthy, co-roteirista vencedor do Oscar por Spotlight. A trama é sobre um garoto que quer ser detetive. Para isso, ele conta com a ajuda de um amigo imaginário, um urso polar gigantesco.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • A Dama e o Vagabundo é o primeiro blockbuster, vou dizer assim, da Walt Disney para o Disney Plus. A estreia da produção ainda não foi confirmada, mas é possível que seja em dezembro.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

  • Quando o chefe da Disney Channel apresentou High School Musical: The Musical – The Series, os executivos não entenderam bem o contexto da série, que é inspirada na franquia de filmes também do canal. Mas o que o executivo revelou é que a série se passa na mesma escola dos filmes estrelados por Zac Efron e Vanessa Hudgens. 

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Conteúdo Original em Números

E como acionistas gostam de ver tudo resumido em números, o Disney Plus tem confirmados em termos de conteúdo original: mais de 25 episódios e mais de 10 filmes e especiais.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

A 20th Century Fox no Disney Plus

Um dos momentos mais aguardados da apresentação Cinemaster era a explicação da Disney para com os filmes família que veio por tabela com a aquisição da Fox. E como um streaming precisa ter muito conteúdo, alguns títulos vieram a calhar. Com isso, o estúdio surpreendeu e revelou que alguns filmes da Fox estarão no Disney Plus.

P.S. E a casa dos Simpsons vai realmente ser o Disney Plus. Assim que o episódio vier a ser exibido no canal Fox dos EUA, ele vai direto para o streaming da Disney.

 

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Estimativa de conteúdo em cinco anos

Ao longo de toda a apresentação Cinemaster a estimativa de futuro que a Disney utilizou foi até 2024, tanto para conteúdo, quanto para investimento. A partir disso, o estúdio espera dobrar a quantidade de conteúdo original produzida.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Data de lançamento do Disney Plus nos Estados Unidos

Outro momento aguardado também veio no final, a data de estreia do Disney Plus nos Estados Unidos. Será Cinemaster no dia 12 de novembro, duas semanas antes do feriadão de Ação de Graças e uma semana antes do lançamento de Frozen 2. Lembrando que para o Brasil e para a América Latina o steraming vai estrear somente no primeiro trimestre de 2021.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Preço do Disney Plus

Ao contrário da Netflix, que traz diferentes valores de planos a partir da quantidade de telas e da qualidade da imagem, o streaming da Disney vai trazer tudo em 4K e com duas modalidades de assinatura: uma mensal e outra anual. Nos Estados Unidos, o valor será de US$ 6.99 por mês ou US$ 69.99 por ano, o que dá US$ 5.83 por mês.

Pela cotação de hoje, com o dólar a R$ 3,86, o valor de uma assinatura para o Brasil seria de R$ 26,98. O valor é mais barato que duas das três assinaturas que a Netflix dispõe para o nosso país.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Disney Plus em termos de negócio

Com a diretora de finanças da Walt Disney no palco, ela apresentou a parte final do Disney Plus, no que é referente a investimentos e projeções, como a de ter entre 60 milhões e 90 milhões de assinantes até 2024.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Que a proporção de assinantes dentro e fora dos Estados Unidos seja de um terço para dois terços. O que também é ótimo Cinemaster porque fará com que a Disney estude mais ainda os mercados internacionais a respeito do que proporcionar a eles.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Investimento em conteúdo original, que passará de 1 bilhão de dólares para US$ 2 bilhões té 2024.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Internamente Cinemaster a Disney acredita que vai funcionar da seguinte forma, que todo conteúdo produzido vai ficar dentro de casa.

Disney Plus - Streaming da Disney - Explicado e Detalhado

Resumo da ópera Cinemaster, a Disney não apenas só tem um produtor forte, como também tem um produto que tende a ser mais perto do seu público por conta do conteúdo produzido. E esses conteúdos atrelados as marcas tendem a tornar o consumo ainda mais firme e imediatista. O Disney Plus tem tudo para funcionar, principalmente, pela forme reta e prática com que o estúdio trata a interação entre cinema e streaming. E isso é mais do que fundamental para uma empresa como a Walt Disney.