OSCAR: 12 Filmes que marcaram a premiação

31 de março de 2019 Raiza Hanna
Oscar - Filmes que Marcaram a Premiação

Oscar – Filmes que Marcaram a Premiação

Depois de ter te contado 101 curiosidades sobre o Oscar, fiquei um tanto empolgada com o assunto, Cinemaster, e decidi criar uma lista a respeito dos filmes que mais marcaram essa que é a mais famosa premiação de cinema.

Saiba Cinemaster que a lista aqui apresentada é de filmes historicamente importantes para o cinema, ganhadores ou apenas indicados ao Oscar, misturada com aquela pitada de gosto bem pessoal.

Então, cientes disso, vamos a ela!

Oscar - Asas

Oscar – Asas

01. Asas, de William A. Wellman (1927)

Começar pelo começo, certo?! Então, não poderia descartar Asas, que foi o primeiro filme ganhador do Oscar de Melhor Filme da história! O filme mudo de 1927 é um drama sobre a Primeira Guerra Mundial, e conta a história de dois pilotos de aviões militares norte-americanos que são apaixonados pela mesma mulher. Durante a guerra, eles deixam a disputa de lado e acabam se tornando grandes amigos. O filme revolucionou o cinema com suas cenas de explosões e combates aéreos. Ele foi, até “O Artista” vencer em 2012, considerado o único filme mudo a vencer na categoria Melhor Filme.

Oscar - A Felicidade Não se Compra

Oscar – A Felicidade Não se Compra

02. A felicidade não se compra, de Frank Capra (1946)

A felicidade não se compra é um clássico que deveria ser obrigatório para todos. O filme é um conto de natal sobre a vida de George Bailey, um sonhador que acaba vendo sua vida seguir um caminho distinto do que tinha imaginado. Depois de anos de trabalho como empresário ele acaba se vendo em uma situação de grandes problemas financeiros e isso faz com que pense em se suicidar, até que conhece um anjo, que foi enviado para a terra com a missão de salvá-lo para, em troca, receber suas asas. O filme foi indicado a 5 Oscars na cerimônia de 1947. Em 2006, ele foi eleito o filme norte-americano mais inspirador da história! Particularmente, sou todo um coração derretido por esse filme. 🙂

Oscar - Orfeu do Carnaval

Oscar – Orfeu do Carnaval

03. Orfeu Negro, de Marcel Camus (1959)

A única produção em língua portuguesa a conquistar um Oscar e a única na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira na história do cinema brasileiro. Infelizmente a estatueta foi para a França, já que o filme é uma produção entre Itália, França e Brasil, e recebeu a indicação na categoria de filme estrangeiro representando o país francês. O filme, que é baseado na peça teatral de Vinícius de Moraes, é uma releitura da mitologia grega sobre Orfeu e Eurídice que acontece em uma favela do Rio de Janeiro durante o Carnaval. O filme também foi ganhador de uma Palma de Ouro. Imprescindível nessa lista.

Oscar - Taxi Driver

Oscar – Taxi Driver

04. Taxi Driver, de Martin Scorsese (1976)

Taxi Driver recebeu indicações a quatro categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme, mas não levou nenhum. No entanto, este filme é simplesmente considerado por muitos, tanto pelo público como por críticos, como um dos melhores filmes de todos os tempos. O filme acompanha de maneira melancólica a vida de Travis (Robert De Niro), um motorista de táxi da cidade de Nova York. Solitário, frustrado e alienado, Travis decide que seu destino é matar o senador Palantine, candidato à presidência. Ganhador da Palma de Ouro, pessoalmente, eu não acredito que demorei tanto tempo para assisti-lo.

Oscar - Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador

Oscar – Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador

05. Gilbert Grape – Aprendiz de sonhador, de Lasse Hallstrom (1993)

Uma escolha e indicação bem pessoal, Cinemaster! Esse longa conta a história de Gilbert Grape, um adolescente que mora numa cidade do interior dos Estados Unidos e mantém a família desde a morte de seu pai, que se enforcou. Com uma mãe depressiva e obesa, duas irmãs excêntricas e um irmão autista, Gilbert tenta levar a sua vida da melhor forma. Gilbert é interpretado por Johnny Depp e Arnie, seu irmão autista, por Leonardo DiCaprio. Neste filme podemos ver dois queridinhos do cinema atual atuando juntos e com maestria. DiCaprio recebeu a sua primeira indicação ao Oscar como ator por esse filme.

Oscar - Titanic

Oscar – Titanic

06. Titanic, de James Cameron

Titanic é, sem dúvida, o filme que mais nossa geração lembra ao se tratar do Oscar. O filme com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet recebeu 14 indicações e ganhou 11 deles, um sucesso completo na época. O Oscar de 1998, ano em que Titanic levou a bolada das 11 estatuetas, também foi o mais assistido na história da premiação. Grande sucesso de premiações e de público, Titanic virou um clássico do cinema mundial contando uma história de amor fictícia em cima do acontecimento real da tragédia do navio Titanic.

Oscar - Central do Brasil

Oscar – Central do Brasil

07. Central do Brasil, de Walter Salles (1998)

Road movie brasileiro que conta a história de Dora (Fernanda Montenegro) e Josué (Vinícius de Oliveira) enfrentando várias dificuldades para conseguir chegar no sertão nordestino, onde Josué procura sua família depois de ter ficado órfão no Rio de Janeiro. O belíssimo filme de Walter Salles teve reconhecimento mundial e tornou-se um marco no cinema brasileiro pois o colocou, de vez, no circuito mundial. Central do Brasil recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz Principal. Fernanda Montenegro se tornou a primeira latino-americana, única brasileira e única atriz de língua portuguesa a ser indicada na categoria de Melhor Atriz na história do Oscar.

Oscar - Avatar

Oscar – Avatar

08. Avatar, de James Cameron (2009)

O filme de James Cameron, que não lançava nada desde Titanic, foi pensado por ele ainda nos anos 90, mas ele acreditava que na época ainda não existia tecnologia suficiente para a realização do filme. Isso fez com que o filme quando, enfim, realizado, recebesse elogios quanto à tecnologia, sendo visto por muitos críticos como revolucionário nesta área. O filme de ficção científica registrou também a maior bilheteria da história, superando Titanic e recebeu 9 indicações ao Oscar, ganhando apenas 3 delas.

Oscar - Boyhood

Oscar – Boyhood

09. Boyhood, de Richard Linklater (2014)

Boyhood é um marco na história do cinema. Por quê? Ele simplesmente levou 12 anos para ser concluído! O filme acompanha o crescimento de Mason (Ellar Coltrane) e sua vida pessoal em uma família de pais divorciados. O diretor e a produção do filme acompanhou durante doze anos o crescimento do ator Ellar, que começou a filmagem com 6 anos e só terminou ao completar 18 anos, sendo gravadas cenas uma vez ao ano no período de 12 anos. O filme recebeu 6 indicações no Oscar 2015, ganhando apenas em uma, de Melhor Atriz Coadjuvante. Para mim, um dos injustiçados do Oscar.

Oscar - Moonlight

Oscar – Moonlight

10. Moonlight, de Barry Jenkins (2016)

Primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Filme com um elenco todo de afro-americanos! Moonlight é profundamente revolucionário não só em sua produção, mas também em seu roteiro, que acompanha o crescimento de Chiron, menino negro, pobre e gay norte-americano. O filme recebeu 8 indicações ao Oscar, ganhando 3. Moonlight foi o primeiro filme com temática LGBT e o segundo filme com a menor bilheteria da história a ganhar um Oscar de Melhor Filme. A editora do filme se tornou a primeira mulher negra a receber uma indicação na categoria de Montagem e Mahershala Ali, o primeiro muçulmano a ganhar um Oscar pela atuação.

Oscar - Lady Bird

Oscar – Lady Bird

11. Lady Bird, de Greta Gerwig (2017)

Escolha bem pessoal, Cinemaster, de uma fã confessa de Greta Gerwig e Timothée Chalamet! Lady Bird recebeu indicações em 5 categorias no Oscar 2018, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, ambos para Greta Gerwing. Este foi o primeiro trabalho de Greta como diretora e com ele conseguiu se tornar umas das apenas 5 mulheres que já receberam uma indicação para a categoria de Melhor Direção na história da cerimônia. Comédia dramática que mostra o desenvolvimento de Lady Bird (Saoirse Ronan) durante o Ensino Médio até chegar à faculdade, e principalmente sua relação conflituosa com sua mãe. Filme ma-ra-vi-lho-so, tinha que estar nesta lista!

Oscar - Com Amor, Van Gogh

Oscar – Com Amor, Van Gogh

12. Com amor, Van Gogh, de Dorota Kobiela e Hugh Welchman (2017)

Simplesmente o primeiro filme de animação completamente pintado em tinta a óleo. O filme conta a história dos últimos dias do pintor holandês Vincent Van Gogh. Cada um dos 65.000 frames do filme é uma pintura a óleo sobre tela, realizadas por mais de 115 pintores que usam a técnica do artista. Além de um filme completamente novo no jeito de se animar, o filme conta com um roteiro muito bem escrito. Recebeu indicação na categoria Melhor Filme de Animação no Oscar de 2018, perdendo para Viva – A vida é uma festa.

E aí, Cinemaster, o que você achou da lista? Incluiria mais algum filme? Discorda de vários? Faria uma lista completamente nova? Conte-me tudo!