OSCAR 2019: Indicados e possível vencedor em Direção de Arte

10 de fevereiro de 2019 Diego Domingos
Oscar 2019 - Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Oscar 2019 – Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Yeeeeeeeeeeeah, Cinemaster. Cheguei agora a uma das minhas categorias favoritas, e mais, ao longo desta semana eu e você teremos PostMovies Especiais para o Oscar 2019 de Direção de Arte, Fotografia, Animação e Montagem. Vai ser sensacional, Cinemaster.

Tá, mas o que se configura uma direção de arte?! O profissional de direção de arte Cinemaster é o responsável por desenvolver o conceito visual do filme por meio dos elementos físicos e digitais referentes aos ambientes de um filme. E sendo mais do que sincero contigo, a competição pelo Oscar 2019 de Melhor Direção de Arte tá altíssima.

E uma curiosidade bem legal é que o Oscar vai para dois profissionais: o design de produção, ou seja, o profissional que projetou e pensou em todos os sets e decorador de set, aquele que literalmente decorou todos os espaços dos ambientes de acordo com os personagens e com todo o escopo visual do filme.

Partiu então Cinemaster detalhar e aprofundar ainda mais o conhecimento sobre os cinco indicados ao Oscar 2019 de Melhor Direção de Arte. São eles:

Oscar 2019 - Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Oscar 2019 – Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Pantera Negra

Designer de Produção: Hannah Beachler

Decorador de Set: Jay Hart

Yeeeeeeeeeah, Cinemaster. Inclusive, a indicação de Hannah Beachler é altamente histórica para o Oscar. Esta Cinemaster é nada menos que a primeira vez que uma diretora de arte afro-americana é indicada a categoria. E outra, só pra constar que eu vou defender todos os indicados aqui é um mais incrível do que o outro, mas tenho um argumento final que pode ser semelhante ao que fará a Academia escolher o vencedor. Mas voltando para Pantera Negra, QUE DIREÇÃO DE ARTE É ESSA, CINEMASTER?!

Lembra que eu te falei no PostMovie Especial de Melhor Figurino que o trunfo da indicação esteve justamente na utilização de elementos, peças, tecidos, cortes, tudo relacionado a cultura africana?! Em Melhor Direção de Arte Cinemaster a linha de pensamento é exatamente essa. E te digo mais Cinemaster, o belo nos sets de Pantera Negra está exatamente na forma detalhista e meticulosa com que Hannah integrou aos ambientes a cultura africana com o tecnológico e o moderno da mitologia de Wakanda. Os sets que mais me chamaram atenção pela sua grandiosidade e detalhismo Cinemaster são os do casino, na Coreia; as ruas de Wakanda, com seu comércio, a parede com as tribos de Wakanda e a sala com as rosas dos Panteras Negras. =D Um espetacular trabalho.

Sobre Hannah Beachler Cinemaster, este é o seu terceiro trabalho com Ryan Coogler. Eles trabalham juntos nos sensacionais: Fruit Vale Station e Creed. E essa também é a primeira indicação de Jay Hart ao Oscar.

Oscar 2019 - Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Oscar 2019 – Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

A Favorita

Designer de Produção: Fiona Crombie

Decorador de Set: Alice Felton

Cinemaaaaster, se eu fizer o trocadilho que a Direção de Arte de A Favorita é a minha direção de arte favorita este ano, vai ficar feio pro meu lado?! (hahahahah). Sim, sim, Cinemaster. Eu sou fascinado por tudo cujo objetivo é o de desconstruir algo que já foi extremamente visto e tarimbado no cinema mundial. E A Favorita em si é uma quebra de paradigmas em todos os sentidos: em apresentar personagens lésbicas na realeza, ao trazer figurinos em que os homens são caricatos, enquanto as mulheres são as reais protagonistas da história com figurinos mais uniformes e menos glamourosos. E tudo isso também é refletido na direção de arte de A Favorita.

Além do filme ter sido completamente rodado em locações reais, o que torna tudo ainda mais verossímil, a Direção de Arte em A Favorita é colocada como parte da história. Os quadros de arte nas paredes, as formas geométricas em preto e branco no chão e nas paredes, os detalhes de cada elemento no set. Espetacular. Sem contar a cena do baile com as velas, a direção de arte Cinemaster já servindo como base para a direção de fotografia. Magistral.

Sobre os indicados: Fiona Crombie está em sua primeira indicação ao Oscar, mas ela já coleciona bons trabalhos na TV, como em Top of the Lake. E Alice Felton também está em sua primeira indicação, Cinemaster. Alice inclusive foi a decoradora de set em Venom.

Oscar 2019 - Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Oscar 2019 – Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

O Primeiro Homem

Designer de Produção: Nathan Crowley

Decorador de Set: Kathy Lucas

Ficção científica Cinemaster é o meu segundo gênero preferido – o primeiro é ação – e eu fico realmente fascinado quando filmes sci-fi, que se mesclam com o drama, trazem uma excelente direção de arte. Tudo bem que O Primeiro Homem não traz uma inovação nesse aspecto – como Interestelar, por exemplo – mas é totalmente de se entender porque o longa de Damien Chazelle está retratando um período real da história. Ou seja, tudo precisa ser literalmente preciso e replicado em todos os seus detalhes. E é exatamente isso que O Primeiro Homem faz. Os detalhes dentro das naves são sensacionais: os botões, as poltronas, as portas, tudo é muito bem feito. Uma curiosidade interessante Cinemaster é a casa de Neil Armstrong foi replicada toda em detalhes. Os filhos do lendário astronauta tinham a planta original, e a casa foi completamente construída em um pedaço de Terra alugado para as filmagens em uma comunidade na Geórgia.

Sobre os indicados: Nathan Crowley é especialista em filmes de ficção científica mais voltados para drama também. Essa é nada menos que sua quinta indicação ao Oscar, as outras foram por: O Grande Truque, Batman – O Cavaleiro das Trevas, Interestelar e Dunkirk. E é mais do que provável que Nathan venha no próximo filme de Nolan. E Kathy Lucas está em sua primeira indicação, Cinemaster.

Oscar 2019 - Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Oscar 2019 – Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

O Retorno de Mary Poppins

Designer de Produção: John Myhre

Decorador de Set: Gordon Sim

Cinemaster, O Retorno de Mary Poppins – que é da Disney – tá indicado ao Oscar em Melhor Direção de Arte realmente porque é um trabalho bem feito e mais ainda, que os profissionais tiveram muito orçamento para isso. Então, o que eu tenho pra destacar aqui é que tudo é muito bom e bem feito, apesar de não ter muita originalidade, exceto pela loja de Topsy, que é tudo de cabeça para baixo. Tá, pra não dizer que não tem muita originalidade na Direção de Arte de O Retorno de Mary Poppins, nas cenas que mesclam live-action com animação, sim, essa especialidade vem com toques de originalidade, como no set que é todo com livros e páginas de livros, tudo em tamanho gigante.

Sobre os indicados, Cinemaster: John Myhre é o diretor de arte oficial dos filmes de Rob Marshall, tanto que seus dois Oscars foram de longas dirigidos por Marshall, como: Chicago e Memórias de uma Gueixa. Em termos de indicação, essa é sua sexta indicação ao Oscar. E Gordon Sim Cinemaster já levou um Oscar, por Chicago, e esta é sua terceira indicação.

Oscar 2019 - Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

Oscar 2019 – Indicados e possível vencedor em Melhor Direção de Arte

ROMA

Designer de Produção: Eugenio Caballero

Decorador de Set: Bárbara Enríquez

Cinemaster, deixa eu só te fazer uma pergunta, quando você assistiu ROMA, você se sentiu em casa?! Confesso que eu me senti. Pois bem, se o filme conseguiu fazer você ter esse sentimento, é porque a direção de arte de ROMA cumpriu o seu objetivo. A direção de arte da produção de Alfonso Cuarón é bela e bem feita Cinemaster justamente por recuperar uma década que só pra você ter ideia, eu não saberia dizer de imediado um filme mexicano ou americano que retratou o México dos anos 70 de forma tão emocionante, íntima e pessoal.

Não existe, quer dizer, não existia, porque esse filme é ROMA. E, claro, além de eu me sentir mega de casa por meio da direção de arte nesses locais, as ruas mexicanas, os carros da época, os cartazes nas paredes… ROMA é de um detalhismo impressionante, no sentido de representar com fidelidade e alta verossimilhança um período que o mundo fora do México não conhece. Uma curiosidade sobre ROMA é que foram necessários construir a casa do filme em três sets diferentes, isso porque Cinemaster a casa que Alfonso Cuarón morou quando era pequeno mudou muito ao longo de poucos anos. Com isso, o terraço da casa e as partes internas foram um set, a calçada e a faxada era outro e o telhado também era outro.

Sobre os indicados Cinemaster: Eugenio Caballero está em sua segunda indicação ao Oscar e ele já levou a estatueta por O Labirinto do Fauno, que tem uma direção de arte realmente genial. E Bárbara Enríquez está em sua primeira indicação.

E o Oscar de Melhor Direção de Arte vai para…

A Favorita! Por ser uma comédia dramática em seu tom, isso precisava vir refletido em todos os elementos técnicos do filme, como o figurino e a direção de arte. Ou seja, a desconstrução que o filme faz da realeza vem refletida em uma direção de arte irônica, minimalista e que contrasta com o luxo da realeza da época em todos os aspectos e sentidos.

OSCAR 2019: Onde assistir, horários e programação completa