OSCAR 2019: Indicados e possível vencedor em Figurino

5 de fevereiro de 2019 Diego Domingos
Oscar 2019 - Indicados a Melhor Figurino

Oscar 2019 – Indicados a Melhor Figurino

Cinemaaaaaaaaaaaaaaaaster, quinto dia do especial #CinemaNews no Oscar 2019 e vou te dizer que a categoria de hoje é charmosa, glamourosa e legal pra caramba, Melhor Figurino. E outra Cinemaster, foi-se o tempo que para ser indicado ao Oscar de Melhor Figurino o filme em si bastava apresentar trajes suntuosos, brilhantes, caros. Hoje em dia os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood estão realmente de olho na originalidade por dentro e por fora da criação dos figurinos.

Apesar dessa busca da originalidade, filmes de época sempre despontam não só como os mais indicados, mas também como os favoritos ao Oscar. Neste ano, dos cinco indicados quatro são de época, enquanto apenas Pantera Negra se passa nos dias de hoje. E sendo mais do que sincero contigo Cinemaster, Pantera Negra fez realmente mais do que por merecer estar indicado aqui, vou te explicar em detalhes mais abaixo.

Partiu então analisar e detalhar todos os indicados ao Oscar 2019 de Melhor Figurino. São eles:

Oscar 2019 - Indicados a Melhor Figurino

Oscar 2019 – Indicados a Melhor Figurino

The Ballad of Buster Scruggs

Figurinista indicada: Mary Zophres

Assim como os filmes de época Cinemaster os de faroeste tão são alguns dos favoritos da Academia quando o assunto é figurino. E The Ballad of Buster Scruggs faz jus ao gênero. Os figurinos são todos repletos de detalhes que identificam de forma prática e expressiva quem são os “good guys” e os “bad guys da história dos Irmãos Coen. O interessante em termos de figurino fica por conta do protagonista da trama, o Buster Scruggs – vivido por Tim Blake Nelson – em que seu vestuário branco brinca justamente com a dualidade do personagem, ora com ações bondosas, ora com ações duvidosas. No geral Cinemaster os figurinos de The Ballad of Buster Scruggs são bem feitos, mas não trazem um tom de originalidade para com alguns outros indicados.

Mary Zophres é a figurinista da produção, e mais ainda, ela é a figurinista oficial dos longas dos Irmãos Coen. Mary Cinemaster está em sua terceira indicação ao Oscar, as outras duas foram por: Bravura Indômita e La La Land, que tem sensacionais figurinos. A pela de cor dos vestidos de Emma Stone nesse filme é espetacular.

Oscar 2019 - Indicados a Melhor Figurino

Oscar 2019 – Indicados a Melhor Figurino

Pantera Negra

Figurinista indicada: Ruth E. Carter.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, Cinemaster. Pantera Negra tem o segundo figurino que eu mais apreciei entre os indicados. Lembra que no topo deste PostMovie Especial eu e você tínhamos conversado sobre a originalidade dos figurinos?! Pois bem, qual outro filme utilizou a cultura africana, os tecidos africados, os cortes africanos na criação de figurinos que precisavam refletir não apenas a cultura africana, mas também a original cultura tecnológica de Wakanda. A paleta de cor dos trajes é espetacular, Cinemaster. Pantera Negra utiliza as cores azul, vermelho, roxo e preto para que os trajes falem por si próprio.

Por exemplo, na cena em que todas as tribos de Wakanda estão nas montanhas, pelos trajes – altamente coloridos – você reconhece os guerreiros, você reconhece a Rainha de Wakanda, você conhece os anciãos de Wakanda, tudo pelo traje. E isso é espetacular, Cinemaster. A excelência das categorias técnicas do Oscar tem como objetivo reconhecer exatamente isso, que um figurino, que uma trilha sonora, que uma fotografia tenha voz própria em meio a um filme com tantos elementos.

Ruth E. Carter Cinemaster é a figurinista de Pantera Negra e ela está em sua terceira indicação. As outras duas vieram por: Malcom X e Amistad.

P.S. Algumas curiosidades sobre os figurinos da produção:

  • Três em cada cinco figurantes de Pantera Negra Cinemaster andam descalças, uma sugestão que Ruth fez para que se tornasse ainda mais visível o contato físico que as pessoas de Wakanda têm com a região;
  • Os figurinos do longa são inspirados nas tribos africanas: Maasai, Himba, Dogon, Basotho, Tuareg, Turkana, Xhosa, Zulu, Suma e Dinka. Ruth também estudou os estilistas Issei Miyake, Yves Saint-Laurent e Donna Karan para unir a cultura africana a um tom mais moderno.

Oscar 2019 - Indicados a Melhor Figurino

Oscar 2019 – Indicados a Melhor Figurino

A Favorita

Figurinista indicada: Sandy Powell

Yeeeeah, Cinemaster. Agora sim, cheguei na composição de figurino que pelo menos pra mim é a mais sensacional entre os filmes de 2018, A Favorita. Uma curiosidade espetacular é que o filme de Yorgos Lanthimos é de baixo orçamento, o que significa que Sandy Powell – que já trabalhou em grandiosos e ricos filmes Hollywoodianos – aceitou o desafio de fazer um filme de época com pouca verba de orçamento destinado aos figurinos. E Cinemaster, sabe aquele ditado que quanto menos dinheiro, maior tem que ser a criatividade?! Pois bem, Sandy criou os melhores figurinos de um longa-metragem no ano de 2018.

Em A Favorita os figurinos falam e se expressam tanto quanto seus personagens, Cinemaster. Por exemplo, à medida que Abigail – personagem de Emma Stone – vai ascendendo dentro do reinado, seus trajes vão se tornando mais finos, mais pomposos. As vestimentas masculinas trazem a seriedade que contrastam com os cabelos e as maquiagens exageradas. As roupas da rainha são espetaculares, Cinemaster. São imponentes, são grandiosas, e o mais interessante, as roupas da monarca funcionam realmente como uma embalagem, já que o que está dentro – no caso a Rainha em si – não reflete o poder que a função exige. E mais, sabe qual a composição base para todos os trajes de A Favorita?! Jean velho, Cinemaster!

No resumo da ópera Cinemaster o brilhantismo dos figurinos de A Favorita está na forma inovadora com que Sandy Powell tratou uma época de luxo com elementos que refletiam esse luxo por meio da comédia, que é um dos elementos centrais da produção.

Sandy Powell é a mais icônica figurinista de cinema viva, Cinemaster. Ela já levou três Oscars: Shakespeare Apaixonado, O Aviador A Jovem Rainha Victoria. E este é o segundo ano que Sandy consegue fazer uma dobradinha de indicações. A primeira ocasião aconteceu em 2016 quando Powell foi indicada por Cinderela e Carol. Detalhe Cinemaster, Cinderela é da Disney, assim como este ano, em que Sandy também está indicada por O Retorno de Mary Poppins.

A FAVORITA: Confira os croquis dos espetaculares figurinos da produção

Oscar 2019 - Indicados a Melhor Figurino

Oscar 2019 – Indicados a Melhor Figurino

O Retorno de Mary Poppins

Figurinista indicada: Sandy Powell.

Então Cinemaster, sabe quando você trabalha em um filme em que o orçamento para figurinos é um dos maiores da produção?! Pois bem, este é O Retorno de Mary Poppins. E o que é se espera de um longa como esse?! Que venham diversos figurinos, todos eles completamente suntuosos, coloridos e bonitos pra caramba. E foi o que Sandy Powell fez. Ela criou Cinemaster nada menos que 440 figurinos diferentes. Isso porque Sandy queria que cada personagem do filme, até mesmo os figurantes parecessem uma espécie de obra de arte viva. Mais do que correto Cinemaster, afinal, O Retorno de Mary Poppins pedia isso. Tudo bem que os figurinos do filme não são altamente originais, mas são bonitos, são suntuosos e as cores utilizadas são mega divertidos.

O RETORNO DE MARY POPPINS: Confira os croquis dos espetaculares figurinos da produção

Oscar 2019 - Indicados a Melhor Figurino

Oscar 2019 – Indicados a Melhor Figurino

Duas Rainhas

Figurinista indicada: Alexandra Byrne

A indicação de Duas Rainhas a categoria de Melhor Figurino se explica de duas formas: primeiro porque o filme é de época, ou seja, já chama atenção por isso, e mais ainda, tem uma troca grandiosa de figurinos. No entanto Cinemaster, é até de se entender que o filme não possa fugir muito do que era na época. Por exemplo, fazendo um breve comparativo, A Favorita também se passa na época da realeza, mas os figurinos poderiam trazer um tom completamente original porque o filme em si é uma comédia dramática, é uma sátira, ou seja, o “parafrasear” faz parte do filme. Em Duas Rainhas não, ele precisava ser o mais fiel possível às representações da época, no caso, às pinturas que representavam suas monarcas. Mas sim, os figurinos da produção são altamente bem elaborados, principalmente, os da Rainha Elizabeth I, vividas por Margot Robbie. Eu diria Cinemaster que justamente a verossimilhança com os trajes da época são o trunfo do filme nesse aspecto.

Alexandra Byrne assina os trajes de Duas Rainhas e sua especialidade Cinemaster está exatamente em filmes sobre a realeza. Alexandra recebeu um Oscar por Elizabeth: A Era de Ouro e as suas demais indicações foram: Hamlet (1996), Elizabeth (1998), Em Busca da Terra do Nunca (2004) e Duas Rainhas.

E o Oscar de Melhor Figurino vai para…

A Favorita! Os trajes criados por Sandy Powell Cinemaster são os mais originais entre todos os indicados, sobretudo, pela paleta de cor, que não é muito semelhante ao que se utilizada na época. Mas é exatamente aí que mora a originalidade do figurino. O filme em si é uma sátira sobre o estilo, a vida e o relacionamento dos que viviam ao redor dos monarcas, e esse diferencial precisava vir nos figurinos, como veio altamente bem representado.

OSCAR 2019: Onde assistir, horários e programação completa