OSCAR 2019: Indicados e possível vencedor em Melhor Documentário

8 de fevereiro de 2019 Diego Domingos
Oscar 2019 - Melhor Documentário

Oscar 2019 – Melhor Documentário

Cinemaaaaaaaaaaster, depois de eu e você analisarmos as categorias de Curta-Metragem no Oscar 2019, agora é hora dos Documentários. Neste PostMovie Especial o assunto será a categoria de Melhor Documentário e no próximo, Melhor Documentário em Curta-Metragem. E assim como eu tinha te falado nos PostMovies Especiais anteriores, aqui o objetivo é mais de conhecer as produções.

Isso porque Cinemaster os documentários indicados ao Oscar são mais acessíveis em festivais de cinema ao redor do mundo. E também não dá pra elencar qualidades de um filme sem ter assistido e mais ainda, sem ter assistido a todos, sobretudo, quando se trata do Oscar. Agora, a grande curiosidade ao redor dessa categoria para este ano foi a ausência do elogiadíssimo Won’t You Be My Neighbor?, sobre a vida do comediante Fred Rogers. 

Partiu então detalhar os cinco indicados ao Oscar 2019 de Melhor Documentário. São eles:

Oscar 2019 - Melhor Documentário

Oscar 2019 – Melhor Documentário

Free Solo

Free Solo Cinemaster é nada menos que o favorito a sair vitorioso na categoria. O documentário levou alguns dos principais prêmios da categoria, como o Critics’ Choice Awards de Melhor Documentário e o prêmio máximo para a categoria no Festival de Toronto, em setembro de 2018. Inclusive, vários prêmios ficaram divididos entre o primeiro e o segundo lugar entre Free Solo e Won’t You Be My Neighbor? Tá, mas do que se trata o documentário do Nat Geo?! Free Solo Cinemaster retrata a espetacular faceta de Alex Honnold, a primeira pessoa a escalar sozinha a parede do El Capitan, com 910 metros de altura.

E o mais impressionante Cinemaster… sem cortas ou equipamentos de segurança. Com isso, Alex conseguiu realizar o maior feito na história da montanha. Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, que dirigiram Free Solo, estão em sua primeira indicação ao Oscar a dupla Cinemaster é especialista em fazer documentários relacionados feitos humanos em meio a esportes de alto risco.

Oscar 2019 - Melhor Documentário

Oscar 2019 – Melhor Documentário

Hale County This Morning, This Evening

Já Hale County This Morning, This Evening Cinemaster mostra como é a vida de uma região no Sul dos Estados Unidos que luta para manter viva a cultura afro em meio aos preconceitos que continuam até hoje. Entre os prêmios de destaque que o documentário levou, está o Gotham Awards de Melhor Documentário – que é o Globo de Ouro das premiações de longas independentes – e mais ainda, o doc levou Melhor Filme, pelos jurados e pelo público, no Festival de Sundance em 2018. O filme também recebeu indicações de Melhor Documentário ao Film Independent Spirit Awards, Directors Guild of America. RaMell Ross assina a direção do doc. e esta é sua primeira indicação ao Oscar. 

Oscar 2019 - Melhor Documentário

Oscar 2019 – Melhor Documentário

Minding the Gap

A indicação de Minding the Gap ao Oscar é histórica Cinemaster porque este é o primeiro filme do Hulu indicado ao prêmio mais importante do cinema mundial. E o documentário retrata a vida de três homens que saíram do Cinturão de Ferrugem, nos Estados Unidos, para tentar conquistar uma vida melhor. O Cinturão de Ferrugem Cinemaster – que eu também não conhecia o termo – é comumente chamado em inglês de Rust Belt. Essa era uma região que na década de 70 era uma espécie de “cinturão da indústria”, onde estavam localizadas a indústria pesada da economia americana. No entanto, com a expansão das empresas ao longo de todos os Estados Unidos de forma ainda mais expressiva nos anos 80, o local se tornou uma espécie de ferro-velho com várias indústrias que quebraram. Bing Liu é quem dirige a produção e esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Oscar 2019 - Melhor Documentário

Oscar 2019 – Melhor Documentário

Of Fathers and Sons

Of Fathers and Sons Cinemaster é o que eu considero o mais chocante de todos os documentários indicados em termos de história. O filme segue a vida de Talal Derki, que retornou a sua cidade natal, onde ele acaba por ganhar a confiança de uma família que serve ao Estado Islâmico. Talal então registrou como era o estilo de vida dessas pessoas por mais de 2 anos. E isso acabou o influenciando, claro. E o próprio Talal Derki assina a direção do documentário e esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Oscar 2019 - Melhor Documentário

Oscar 2019 – Melhor Documentário

RBG

Enquanto Free Solo é o favorito a levar o Oscar de Melhor Documentário Cinemaster, RBG é o mais popular entre todos eles. O doc. é a respeito da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte Americana – indicada na época por Bill Clinton – e que se tornou um símbolo de empoderamento para as mulheres nos Estados Unidos. RBG Cinemaster está com duas indicações ao Oscar 2019: uma em Melhor Documentário e a outra em Melhor Canção Original. Uma curiosidade Cinemaster é que 2018 foi um ano incrível para Ruth. Isso porque além do doc, ela teve sua vida retratada por Felicity Jones em Suprema (On the Basis of Sex). Julie Cohen e Betsy West assinam a direção do documentário e ambas estão em sua primeira indicação ao Oscar. 


OSCAR 2019: Onde assistir, horários e programação completa