OSCAR: Roman Polanski processa a Academia para voltar a ser membro [ATUALIZADO]

19 de abril de 2019 Diego Domingos
Roman Polanski

Roman Polanski

[ATUALIZADO]

Woooooow, Cinemaster. Já era esperado que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood fosse rebater Roman Polanski em meio ao seu desejo de voltar a ser um dos membros. Mas a Academia realmente foi mais rápida do que se pensou. Um representante da organização disse o seguinte em comunicado emitido nessa sexta-feira: “Os procedimentos tomados para expulsar o Senhor Polanski eram justos e razoáveis. A Academia se mantém diante do posicionamento tomado.” Resumo da ópera, Roman Polanski Cinemaster continua expulso da Academia.

[POSTMOVIE ORIGINAL]

Whaaaaaat?! Pois bem, Cinemaster. Em meio a polêmica de Harvey Weinstein ao longo de 2018, de que ele havia abusado sexualmente de várias atrizes, Roman Polanski – que fugiu dos Estados Unidos nos anos 70 depois de ter sido condenado por abusar sexualmente uma adolescente – foi expulso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, cujos membros são os votantes do Oscar.

E nesta sexta-feira Cinemaster o advogado de Roman, Harland Braun entrou com um processo pedindo para que a Academia volte atrás em sua decisão, e que a expulsão de Polanski não foi baseada em evidências. “A Academia cometeu um ato preconceituoso de descrição, pois a Academia falhou em proceder da maneira exigida pela leia, a decisão de expulsão da Academia não é apoiada pelas descobertas e as descobertas da Academia não são apoiadas em evidências.”

Na época, Polanski tinha sido expulso da Academia, mas o seu Oscar de Melhor Direção pelo genial O Pianista ficou mantido.

A petição Cinemaster diz ainda que os filmes de Polanski são extremamente importantes para a história e para a memória do cinema mundial, tendo toda sua filmografia indicada a 28 Oscars, e seis delas apenas para Roman. O Hollywood Reporter confirma que Academia ainda não se pronunciou sobre o acontecimento.

OSCAR 2019: Green Book, Bohemian Rhapsody, Pantera Negra e ROMA são os grandes vencedores