OSCAR: Steven Spielberg vai se reunir com a Academia para tentar barrar a Netflix nos próximos anos

1 de março de 2019 Diego Domingos
Steven Spielberg

Steven Spielberg

Woooooooooooow, Cinemaster. E o confronto Oscar Vs. Netflix vai se intensificar ainda mais! Sobretudo, por conta dos três Oscars que a Netflix levou no fim de semana passado, por ROMA. E todos eles para o sensacional Alfonso Cuarón.

O IndieWire confirmou com uma fonte da Amblin Entertainment – produtora criada por de Steven Spielberg – que ele vai se reunir em abril com os membros dos Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para discutir alguns pontos com relação a filmes de streaming concorrerem ao Oscar.

Vale lembrar Cinemaster que o comentário mais célebre de Spielberg a respeito disso veio no ano passado quando ele disse que filmes da Netflix deveriam concorrer ao Emmy, não ao Oscar. Pois é!

E os pontos que serão discutidos são estes aqui:

  • A Netflix investiu cerca de US$ 20 milhões para divulgar ROMA durante a temporada de premiação. O streaming alega que toda a publicidade ao redor do filme só foi feita nas premiações quando Alfonso Cuarón chegava a ganhar os prêmios; Green Book investiu apenas US$ 5 milhões, o que por Spielberg é visto como concorrência desleal;
  • ROMA só passou três semanas nos cinemas;
  • A Netflix não liberou a bilheteria do filme;
  • A Netflix não respeitou a regra de que todo filme tem que passar no mínimo 90 dias nos cinemas;
  • Os filmes do streamign estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana;

Cinemaster, a base da sétima arte é exatamente a conexão que o filme cria com o espectador por meio da sala escura, da projeção e, obviamente, da narrativa. Então ir de frente contra a Netflix é realmente incrível, principalmente, quando se parte de uma pessoa como Spielberg, que é um mito da sétima arte. Afinal, por mais que a Netflix venha lançar seus filmes nos cinemas, a intenção inicial nunca será essa. A Netflix lança seus filmes nos cinemas como um meio para se chegar ao Oscar, até porque ela viu que ou lançava no cinema, ou ficava de fora do Oscar. Mas ainda assim, é um assunto que precisa de discussão porque filme feito diretamente para a Netflix não é a mesma coisa que filme feito para cinema.

OSCAR 2019: Green Book, Bohemian Rhapsody, Pantera Negra e ROMA são os grandes vencedores